sábado, 2 de maio de 2009

Apoio de grupos teatrais e artistas brasileiros às propostas de emendas ao PROFIC

O Movimento 27 de Março está em constante negociação com representantes do Ministério da Cultura de algumas propostas de emendas ao PROFIC, pedimos apoio aos grupos e artistas de todo o Brasil para enviar este modelo de solicitação com nome do grupo, cidade, estado e a proposta abaixo.

Grato!

NOSSAS PROPOSTAS
No dia 24 de abril houve uma reunião na Funarte em São Paulo com Alfredo Manevy (Secretário Executivo do Ministério da Cultura) e Marcelo Bones (Diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte) na qual foram encaminhadas propostas de emendas para o Profic, projeto de lei do governo para substituir a lei Rouanet.

As sugestões foram bem recebidas e ficou combinado entre o Movimento 27 de Março e o representante do ministério que a proposta seria encaminhada pela gente para o mail oficial da consulta pública do Profic (profic@planalto.gov.br) e que o Secretário também encaminharia a mesma dentro do governo.

Em resumo as emendas:

1) equalizam os recursos do Fundo Nacional de Cultura aos recursos da renúncia fiscal e também estabelecem que seu montante não seja inferior a 50% do orçamento do MinC: ou seja, o Fundo terá recursos próprios, não dependerá apenas da vontade de cada governo de plantão;

2) propõem um novo capítulo que determina a criação de programas setoriais para as artes (programas de Estado contínuos no tempo e que existirão independentes das políticas específicas do governo em exercício) e indica já como um modelo de programa o Prêmio Teatro Brasileiro com recursos anuais para núcleos artísticos, produção e circulação de espetáculos e circulação de atividades teatrais. Assim, cria-se, na lei, o conceito de que outros programas específicos por áreas artísticas serão criados. Vamos a eles em seguida? Ou ficaremos apenas na dependência das propostas do Profic e dos prováveis editais do Fundo?

Por enquanto, é só isso, pois essas são questões fundamentais. Na semana que vem devem surgir propostas para melhor regulamentar o Fundo Nacional de Cultura.

O Movimento 27 de Março pede que todos debatam a proposta em seu Estado, cidade e grupo e, caso estejam de acordo, que encaminhem o seu apoio às mesmas para o Gabinete Civil da Presidência da República antes de 6 de maio.

BASTA COPIAR O TEXTO (PROPOSTAS) ABAIXO E ENVIÁ-LO PARA profic@planalto.gov.br COLOCANDO O NOME PESSOAL, OU DO GRUPO, OU DA CIA., OU DA ENTIDADE MAIS A CIDADE E O ESTADO.

__________________________

Para e-mail: profic@planalto.gov.br

ASSUNTO: PROPOSTAS DE EMENDAS AO PROFIC Do Movimento 27 de Março

Estou encaminhando em nome do Movimento 27 de Março de São Paulo – SP nossas propostas de emenda ao PROFIC debatidas na última sexta-feira com representantes do MinC e da FUNARTE nas dependências desta instituição em São Paulo.

Grato pela atenção!
__________________________

NOME DO GRUPO OU ARTISTA E ESTADO
(do Movimento 27 de Março)

PROPOSTAS DE EMENDAS AO PROFIC Do Movimento 27 de Março

Art. 2º

V – Programas setoriais de Artes, criados por leis específicas, com orçamentos e regras próprias.

§ 2º Fica instituído o Programa Prêmio Teatro Brasileiro, a ser definido em Lei específica, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do teatro brasileiro e o melhor acesso da população ao mesmo através do fomento a:

I – núcleos artísticos teatrais com trabalho continuado;

II – produção de espetáculos teatrais;

III – circulação de espetáculos e/ou atividades teatrais.

Art. 9º

I – dotações consignadas na Lei orçamentária anual e seus créditos adicionais, nunca inferiores ao montante da renúncia fiscal disponibilizado para o incentivo de que trata o Capítulo III desta Lei, garantido o mínimo correspondente a 50% (cinquenta por cento) do orçamento do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário